sábado, 29 de maio de 2010

Qual é a diferença de feed rss e feed atom?

Feed-icon.svgUm feed RSS ou ATOM é um arquivo escrito em uma linguagem chamada XML, que é uma linguagem de descrição de informação. Ou seja, uma linguagem que usa códigos para marcar determinadas partes de um texto e informar de que se trata esta parte.

XML é uma linguagem que permite que sejam criadas outras linguagens (ou dialetos) baseadas nela. RSS e ATOM são dialetos do XML.

Estes arquivos RSS e ATOM contém uma versão resumida do conteúdo do blog. Ou seja, apenas aquilo pelo que você procura quando acessa periodicamente o blog: o conteúdo propriamente dito.

Bom, este texto não tem o intuito de fornecer detalhes técnicos sobre os formatos de feeds. Portanto, o que você precisa saber é que quando um site tiver um link nomeado como “RSS”, “ATOM” ou “XML” (geralmente em um ícone laranja ) isto significa que este link aponta para um arquivo de feed. O que você precisa fazer é copiar este link e usá-lo no seu agregador ou leitor de feeds, que vamos definir logo abaixo.

Fonte: http://brunotorres.net/sobre-feeds-rss-atom

Marcadores: ,

Sobre Feed e RSS

 Feed

Feed-icon.svgOs feeds (do verbo inglês "alimentar"), também são conhecidos como Feeds RSS , Feeds XML , Conteúdo sindicado ou Web feeds são conteúdos atualizados frequentemente em um site de notícias ou blogs.Os servicos que possibilitam aos usuários assinarem diferentes feeds são conhecidos como agregadores.O agregador recebem  informações de um determinado feed escolhido pelo usuário.

Exemplo de Agregador - Google reader

Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá lê-lo de seu agregador no qual receberá os RSS feed em formato xml.

 RSS

O RSS , significa Really Simple Syndication, é utilizado para descrever a tecnologia utilizada na criação de feeds.É a linguagem que permite acesso às informações de forma rápida.São utilizados por blogs para compartilhas suas ultimas postagens que podem ser textos ou até mesmo arquivos Multimídias.A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS.Ou seja, você tem que assinar o Feed de um site para receber os rss feeds em um agragador ou diretamente so seu e-mail.

O ícone do rss pode ser RSS  juntamente do indicativo de XML XML

Marcadores: ,