segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dicas para começar a criar um template para o blogger

Figura1Criar um template para o blogger não é tão simples, por isso, requer um breve conhecimento em algumas linguagens como o HTML e CSS. O melhor de se criar um template para o blogger, é que a parte de programação é um pouco esquecida, por tanto, as linguagens mencionadas anteriormente, são mais a parte de designer de uma página, o desenho do Template.
Quando comecei a criar templates para o blogs, tive diversas dúvidas, nem mesmo sabia começar. Foi então que percebi que o blogger trabalha com linguagens no qual eu tive que aprender. Foi difícil e cansativo, mas dediquei o máximo do meu tempo baixando apostilas da internet para estudar. Se você é um desses que está louco para aprender a fazer seus próprios templates, irei passar pra vocês, por meio deste texto, dicas de como começar.

Mas antes de começar a ir direto ao editor HTML do template do blogger e tentar adivinhas as tags para personalização, você tem que entender o que são tags.
“Tag” em inglês quer dizer etiqueta. As tags na internet são palavras que servem justamente como uma etiqueta e ajudam na hora de organizar informações, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação, facilitando encontrar outras relacionadas.
Fonte: TecnoMundo
O blogger trabalha com três tipos de linguagens, sendo elas: XML, HTML e CSS, além dessas três linguagens, você pode complementar o modelo com javascripts.

O que é o XML?
XML, do inglês eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.
Fonte: TecnoMundo
O HTML é mais pra parte estrutural do layout da página.
Uma página em HTML é um conjunto de comandos e textos, digitados em formato texto, que determina para o navegador o modo de apresentar todos os seus itens (textos, figuras, vídeos, sons) na tela de um computador, via WWW.
Fonte: Cultura.ufpa.br.
O CSS é a principal linguagem para a aparência da página.
O Cascading Style Sheets (CSS) é uma "folha de estilo" composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação (como XML, HTML e XHTML). O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.
Fonte: TecnoMundo
Baixe diversas apostilas e estude sobre as linguagens citadas acima. Se aprofunde mais nas tags de cada uma das linguagens. Se você está mesmo afim de aprender, dedique pelo mesmo 1 hora do seu dia estudando as apostilas e fazendo tutoriais da internet.
Não comece tentando criar um template do ZERO, o melhor que se tem a fazer, e usar um dos templates clássicos do blogger e tentar modificar o mesmo já tendo algum conhecimento básico das principais linguagens mostradas.
A estrutura de uma página da web, por padrão, já é organizada. Os códigos do template do blogger, assim como todos os sites, contém os itens básicos para a estrutura de uma página:
<HTML>
<HEAD>
<TITLE>TÍTULO DA PÁGINA</TITLE> 

<style type="text/css">

 Aqui são inseridos o códigos para o estilo da folha (CSS).

</style>

 São aqui entre as tags HEAD que são inseridos alguns elementos adicionais a página.

</HEAD>
<BODY>
Aqui vão os códigos HTML para a estrutura da página.

</BODY>
</HTML>
A partir disso, identifique os códigos no editor HTML do blogger, e tente modificar. Em pouco tempo você já estará conseguindo fazer algumas coisas.
Entre as tags ‘body’ do html, vão alguns itens bem importantes, como a parte de postagem, comentários, adicionar um gadget e alguns outros elementos fundamentais do blogger.
Códigos para complementar suas postagens
Tags Elementos da página para Layouts
Tags de dados do layout
Veja também:
6 Extensões google chrome do google
Dicas para ter um bom template
Entendendo estas partes, é de certeza que você vai conseguir elaborar um template para blogger, sei que não é fácil, mas se você estiver mesmo afim de aprender, você conseguirá! Obtendo conhecimentos o suficiente, poderá até criar templates para vender! olha que legal! :D
E essas foram minhas dicas, se gostaram, dê um +1, e recomende! Se não ajudou em nada, ajude-nos mesmo assim a melhorar nosso conteúdo deixando suas sugestões ou dúvidas.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Às 9 de junho de 2011 21:23 , Blogger Alessandro disse...

1° comentario legal isso

 
Às 23 de novembro de 2011 20:57 , Blogger WeidiTheBest disse...

Muito Bom,acredito que vou conseguir fazer esses templates!
um +1 garantido

 

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo deixe um comentário!

Duvidas ou sugestões comentem aqui! =D
*Não insultar autor ou leitores da postagens
*Não pedir parceria por comentários
*Não publicar spam ou similar.

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial