sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como ter uma boa comunicação com seus leitores.

Muitos blogueiros - muitos mesmo - sofrem com o tráfego em seu blog. As vezes são tão poucas visitas que chega a ser constrangedor depois de você ter tido um trabalhão para melhorar seu blog.

Na maioria das vezes esse problema não é por causa das postagens ou do trabalho que você teve para conseguir visitas. É por causa da falta de comunicação com seu leitor.

Os leitores são a manivela do nosso blog. Se não tivermos uma boa comunicação com eles, nunca teremos um blog bom, e o tão sonhado tráfego gigante como muitos blogueiros querem. A partir do diálogo entre você e seu leitor as coisas irão melhorar bastante. Seu blog não é bom por causa da quantidade de visitas e comentários. Seu blog é bom por causa do seu relacionamento com os leitores, e por muitos outros motivos.

Procure responder todos os comentários que recebe, opiniões, críticas principalmente. Ouça o que seus leitores têm a dizer e diga o que pensa. Um debate assim, ajuda muito, as vezes. Esteja sempre presente no seu blog, e dê preferência aos leitores fiéis. É melhor ter 100 leitores fiéis do que 1000 pessoas que você nem sabe se voltarão no seu blog um dia.

Um bom relacionamento com quem prestigia seu blog, pode te trazer um retorno muito bom. Um leitor fiel que sempre está dialogando com você mesmo que por comentários, pode acabar te rendendo visitas, afinal ela pode acabar divulgando seu blog para outros, aumentando suas visitas. Mas, não é só por esse motivotambém; seu blog pode melhorar muito quando você tem uma comunicação maior com se seguidores e leitores.

A afinidade, simpatia, e boa comunicação, são armas que todo blogueiro precisa usar para ser bem reconhecido na blogosfera. Se unir isso com as pessoas que já seguem seu blog será melhor ainda. ;)


Arthur Oliveira.

Marcadores: , , ,