terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicas para ter um bom template

O template do seu blog significa muito para o crescimento do mesmo. É considerado um bom blog, se o  template for compatível com o tema, um layout organizado e limpo. Não saia instalando qualquer template que não tem nada a ver com o tema do seu blog. Uma dica que dou é, quanto mais organizado e limpo para melhor navegação, melhor. E aqui no cblogger.net temos vários templates profissionais e com as especificações citados, clique aqui e veja. Leia atentamente os tópicos abaixo para ter um template com melhor aparência.

As cores

A harmonia das cores são fundamental para o template. Não coloque uma parte de uma cor, outra parte de outra cor e outra de outra. As cores tem que combinar, tem que entrar em harmonia entre elas. O  branco é o mais usando em blogs, pois combina com qualquer cor, assim como o preto, então se tem duvidas na hora de escolher diferentes cores, use somente duas, o branco e outra cor, ou o preto e outra. Vale muito apena também usar uma cor com vários tons diferentes.


Organização
Antes de falar, veja esta ilustração. Seria difícil encontrar algo em meio de tanta bagunça não?



A organização se torna importante para a melhor navegação do visitante no blog. Para uma melhor aparência, não instale gadgets/widgets, que se diferenciam das cores do blog, pois vai ficar meio "esquisito".
Organize bem seu layout, coloque seu gadgets em tamanhos correspondentes, não deixe "vazar" do template.
Coloque gadgets como 'busca e tradutor' mais no topo da página para o visitante não passar o trabalho para ficar procurando. Os anúcios e banners, não pode ultrapassar o limite do template para não vazar, coloque-os em um lugar com espaço e com melhor vizualização.

Imagem do cabeçalho
A imagem principal do blog, o cabeçalho, não deve ser de qualquer jeito, tem que ser compatível com o template, tanto nas cores quanto no tema. O tamanho da imagem do cabeçalho, em certos casos, deve ser exatamente o tamanho da largura do corpo do template. Veja um exemplo aqui.

Fonte
O tamanho da fonte deve ser padrão de 12 ou 14px, para as postagens, 30px para o título do cabeçalho e 12px para a descrição, e 16px para o títulos do Gadgets. Quanto as cores do texto, recomendo sempre em tons escuros, de um cinza escuro até o preto para um template com fundo das postagens mais clara. Se for usar outra cor que não seja cinza e preto, coloque sempre cores escuras. Mas caso o fundo do template seja preto, ou outra cor escura, coloque a cor branca para o texto ou outra cor bem mais clara correspondendo com a cor do fundo do template. O estilo de fonte dos textos do blog tem que ser algum padrão como "Arial, tahoma, helvetica". Já as do título dos gadgets pode dar uma diferenciada instalando novas fontes. Veja aqui como instalar novas fontes.

Essas são algumas dicas minhas de como ter um bom template, espero que tenham gostado.
E não se esqueça de deixar seu comentário! =D

Marcadores: , ,

Crie sua postagem!





Marcadores: ,