segunda-feira, 11 de julho de 2011

Alterando ou retirando o limite de gadgets em uma coluna

Fonte - http://www.iconspedia.com/icon/blog-add-14718.html Quando instalamos um template novo, as vezes as colunas têm um certo limites para colocar gadgets. Isso é meio chato não é? Com certeza sim, querer colocar mais recursos no nosso blog e não poder por causa desse limite é bem chato. Mas vou ensinar você a colocar um limite maior de gadgets por coluna ou até mesmo retirar esse limite.

Como aumentar o limite

Devemos primeiramente descobrir o nome da coluna no qual está com o limite, então faça o seguinte;

1. Vá em ‘Layout’, e na coluna com o limite de gadgets clique em ‘Adicionar um gadget’;

Adicionar um gadget Alterar limite

2. Na barra de endereço da janela aberta para adicionar um gadget, copie o que estiver escrito depois de ‘sectionId=’, localizado no final do endereço;

Lista de gadget

 

3. Descoberto o nome da sidebar, vá até ‘Modelo’ – ‘Editar Modelo’;

4. Dê um CTRL + F e procure pelo nome da sidebar descoberta anteriormente. No código do modelo pode conter vários nomes igual o nome da sidebar, então para garantir que a edição seja feita com sucesso, certifique-se que o trecho da linha da sidebar é semelhante com a de baixo:

<b:section class='sidebar' id='sidebar' preferred='yes' maxwidgets='5'>

5. Encontrado o trecho parecido com a de cima, apenas troque o valor de ‘maxwidgets=’ para um número maior. Por exemplo:

<b:section class='sidebar' id='sidebar' preferred='yes' maxwidgets='10'>

Isso quer dizer que o limite agora é 10.

Como retirar o limite

Para retirar o limite, você apenas vai excluir  a função maxwidgets='10’.

Exemplo:

<b:section class='sidebar' id='sidebar' preferred='yes' >

Dúvida? Então deixe um comentário!

Marcadores: , ,

Como bloquear ou desbloquear gadgets no blogger

Muitas vezes baixamos templates da internet com alguns gadgets bloqueados no layout. Por conta disso, mudar alguns gadgets de lugar fica impossível devido ao bloqueio. E esse bloqueio se dá pelo evento ‘locked’ que está ativado no gadget. Mas porque bloquear? quando bloqueamos um gadget, evitamos que o mesmo seja excluído ou mudado de lugar. Mas existem casos também que queremos bloquear gadgets no nosso modelo para evitar que por engano movemos ele para outro lugar. E a partir deste tutorial vou ensinar como bloquear e desbloquear um determinado gadget no blogger.Locked

Como desbloquear

1. Vá até o painel do seu blog, clique em ‘Modelo’ - ‘Editar Modelo’;

2. Dê um ‘CTRL + F’ e pesquise pelo nome do gadget no qual deseja bloquear. Caso não saiba o nome do gadget, pesquise pela ID, pois ao invés do gadget estar com título ele pode simplesmente estar ‘HTML/Javascript’ como título igual a imagem abaixo;

image

Como descobrir a ID

Para descobrir a ID, vá em ‘Layout’, clique no gadget com o nome de HTML/JavaScript que deseja bloquear e clique na opção ‘Editar’. Na barra de endereço da janela de edição do gadget que você escolheu, copie o que estiver escrito depois ‘widgetId=’, que está localizado no final do endereço.

image 

Se preferir, você pode estar colocando um título no gadget que está como HTML/JavaScript e depois pesquisar pelo nome dele.

3. Continuando… Encontrado o nome ou a ID do gadget no editor do modelo, você apenas vai trocar o valor de ‘Locked’ para ‘false’;

image

 

8. Depois é só salvar e pronto! O gadget já está travado.

Como bloquear

Para desbloquear o gadget, você vai repetir todos os passos de como desbloquear, mas quando chegar na parte de trocar o valor de ‘Locked’ (Passo 3), você vai alterar o valor ‘false’ para ‘true’. Sem mistério nenhum.

image

Caso tenha dúvida, deixe um comentário.

Marcadores: , , , ,

Estatística em tempo real com o whos.amung.us

Fonte - whos.amung.us Muitos que utilizam contadores de visitas em seus blogs, devem conhecer o whos.amung.us. O Whos é um site que oferece contadores de visitantes online para seu blog. Mas ele ainda vai além, ao colocar um contador em seu blog, automaticamente ele vai criar um link no qual exibirá detalhadamente a estatística do seu blog, como lista de páginas em que as pessoas se encontram e também um gráfico e um mapa estatístico.

O link é o ponto de partida deste tutorial, caso você já tenha  o contador instalado no seu blog, apenas clique sobre ele que você será redirecionado para a página de estatística do blog. Mas caso não tenha ainda, clique no link abaixo e instale o seu!.

O melhor contador de visitantes online para blogs

Ao entrar no link de estatística do seu blog, repare que na página contem um gráfico contendo o número de visitas das últimas horas, e é esse gráfica que estarei ensinando a colocar em seu blog.

É importante ter instaldo no seu navegador um complemento chamdo firebug ou se você estiver usando o Google Chrome pode usar o complemento padrão para inspeção de elementos. Como exemplo, vamos usar o padrão do Google Chrome. Se você não tiver usando o Chrome, instale o firebug no Firefox pelo link abaixo.

Firebug - Complemento para firefox

Veja também → Tutorial Firebug

Continuando…Como Falei vamos usar o do Chrome, então você terá que fazer o seguinte.

1. Abra a página Whos de estatística do seu blog;

2. Posicione o cursor em qualquer lugar da página e clique com o botão Dirento do mouse, em seguida clique na opção ‘Inspecionar Elemento’;

3. Na parte inferior da página, clique sobre o ícone como mostrado na figura abaixo;

Estatísticas tempo real blogger 

4. Posicione o cursor sobre o canto esquerdo do gráfico e dê um click.

Estatísticas tempo real blogger

5. Agora, na caixa de inspeção de elementos, clique com o botão direito do mouse sobre o código que automaticamente será selecionado e escolha a opção “Copy as HTML” para copiar o código.

Estatísticas tempo real blogger

6. Feito isso, vá no painel do seu blog, clique em ‘Layout’ – ‘Adicionar um gadget’ – ‘HTML/Javascript’ e cole o código.

Você vai poder editar as seguintes partes do código:

bgcolor="#ffffff" – Alterar cor do fundo
width="900" – Alterar Largura
height="130" – Alterar Altura

7. Depois de ter feitas as mudanças para melhor adaptação em seu blog, clique em Salvar e pronto.

Até mais!

Marcadores: , ,