quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como deixar seu blog profissional e limpo (saiba de uma vez!)

Meu blog é profissa!

Para ter um blog de sucesso, é necessário conciliar várias coisas como, divulgação, conteúdo, criatividade, disponibilidade e diversos outros métodos para recrutarão de seguidores e visitantes, além da otimização para melhor impressão nos sites de busca. Mas tem outro método muito importante e eficaz para fazer com que seu blog se torne mais acessível e interativo, e fazer que seus leitores permaneçam mais tempo no blog, é a profissionalidade, o principal assunto que vamos tratar a partir deste artigo.

Todos sabem que deixar um blog profissional pode parecer difícil, mas com pequenas alterações em nossos blogs podemos deixa-lo de cara nova. O design de um template é um item que poderá lhe ajudar muito a obter fiéis leitores e, por conta disso, devemos tomas cuidado na hora de modifica-lo.

Como ditei acima, pequenos detalhes e modificações podem deixar nosso blog de cara nova, e pra que tem dúvidas onde aplicar essas modificações, opto trocar a cor do fundo do blog. É impressionante como a cor do fundo do blog pode mudar totalmente sua aparência. Mas agora vejamos as dicas que irão deixar seu blog mais profissional:

image

Abuse do branco

Sendo uma cor neutra e limpa, o branco promete deixar seu blog profissional apenas trocado a cor do fundo. Quando falo em “Abusar do branco”, é abusar mesmo, exceto as cores das fontes é claro. Mas procure além de tudo, colocar o fundo branco e com a fonte dos artigos nas cores cinza. Usando o branco em seu blog, você poderá optar absolutamente por qualquer outra cor para complementá-lo nos títulos das postagens, gadgets etc.

Coloque um slide

Todo blog que possui um slide, dar-nos a impressão de um blog profissional e que deseja acrescentar acessibilidade ao seu usuário para que o mesmo fique por dentro de artigos populares e recentes. Colocar um slide para aparecer somente na página inicial é uma ótima opção para deixar seu blog “profissa”. Mas não exagere colocando vários tipos de slide.

Abuse nas Colunas

Quanto mais coluna de forma organizada, melhor. Acrescente várias colunas em seu blog como mostrado na imagem lá em cima. O melhor que se tem a fazer é colocar duas colunas acima da área de postagem e duas abaixo dela e também acrescentar uma coluna em um dos lado do blog, sem esquecer também do rodapé, com no mínimo duas colunas. Com vários locais para aplicar seus gadgets, não há dúvidas de que será mais fácil adicionar diversos outros elementos na página de uma maneira que eles fiquem organizados. Porém, devemos ter alguns cuidados, como por exemplo, limitar a quantidade de postagens na página inicial e também fazer com que algumas colunas ou gadgets sejam visíveis apenas na páginas inicial.

Aplique bordas

Para não deixar seu blog com aquele aspecto de vazio, acrescente bordas em certos lugares do blog, como por exemplo, nos gadgets, nas postagens e no rodapé. Porém também devemos tomas alguns cuidados como: Não aplicar borda com cores fortes, com espessura muito grande, e em todos os lados. Acrescente-os apenas em um lado de um determinado lugar, como por exemplo, na coluna, que fica melhor somente com uma borda lateral.

Coloque um Top Menu

Top Menu nada mais é do que um Menu no topo. Aplique em seu blog para seus visitantes terem melhor acessibilidade para determinadas funções. Coloque menus que realmente são necessários para a utilização do usuário com o objetivo de cumprir suas mais importantes necessidades, como por exemplo: Início, Contato, Mapa do site, Categorias e etc.

Postagens resumidas

Para não deixar que uma postagem tome conta de toda a página inicial do seu blog e evitar que os visitantes fiquem rolando a página para baixo por mais tempo, aplique o recurso de “Postagens resumidas ou expansíveis”. Lembrando que você deve colocar poucas postagens para serem exibidas na página inicial.

Em fim, Existem várias outras maneira de deixar sua página profissionalizada, mas dentre elas, esses citados já vão lhe ajudar. Agora que você já sabe como é se faz um blog com aparência de profissional, corra e aplique alguns dos métodos e deixe seu blog cada vez mais sério, acessível e limpo para seus usuários, sem esquecer que também deixará extremamente organizado.

Essas foram minhas dicas, espero que sejam úteis pra você, mas agora vou lhe fazer uma pergunta:
Pra você, o que é um blog profissional? Responda por comentário com suas próprias palavras. As melhores respostas serão selecionadas e postadas aqui no Códigos Blogger.

Marcadores: , , ,