quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Há riscos do meu blog ser hackeado? Saiba como se prevenir.

Imagem de: http://folhasnocaminho.blogspot.com/2011/06/o-primeiro-hacker.html Todos blogueiros devem tomar o máximo de cuidado com seus blogs para evitar que o mesmo possa ser hackeado. E neste artigo abordaremos exatamente sobre este assunto e daremos dicas de como evitar perde-lo. São várias as maneiras de alguém se apoderar do seu blog sem esforço nenhum, por isso, devemos sempre estar atentos nas demais pessoas que talvez também administrem seu blog. Agora preste atenção nas nossas dicas e se livre do medo de perder sua conta.

Não passe seu login para ninguém

Claro que de fato nenhum blogueiro seria capaz de fazer isso, a não ser que seja alguém da família ou outra pessoa no qual você possua uma grande confiança.

Tenha um Anti-spyware instalado no computador

O Anti-spyware é um software fundamental no computador devido sua importante função, evitar que outros softwares chamados spywares se alojem na sua máquina.

Antispywares (anti = contra, spy = espião, ware = mercadoria, programa ) são programas utilizados para combater spyware, adware, keyloggers entre outros programas espiões. Entre esses programas estão os: firewalls, antivírus entre outros.
Fonte: Wikipédia

Mas o que é spyware?

Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
Fonte: Wikipédia

Existe um tipo de spyware chamado Keylogger e sua função é registrar tudo aquilo que você digita no computador. Na maioria das vezes seu principal objetivo e gravar senhas de contas bancárias.

Imagem de: http://images.quebarato.com.br/T440x/digitacao+online+sao+luis+ma+brasil__6F1006_1.jpg

Key logger (que significa registrador do teclado em inglês) é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins. Muitos casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vítima, que captura dados sensíveis e os envia a um cracker que depois os utiliza para fraudes.
Fonte: Wikipédia

Por este motivo, se você não possui um anti-spyware, fique ciente de que está correndo o risco de alguém hackear seu blog por descobrirem a senha através de keyloggers.

Não dê privilégio de administrador para desconhecidos

Com o passar do tempo ficamos meio desanimados do nosso blog e o motivo é quase sempre por falta de tempo ou idéias, e uma solução para contornar isso é recrutar membros para continuarem alavancando o blog.

Acho legal essa idéia de ter mais de um administrador, pois assim é possível trocar idéias e levar o blog mais sério. Porém, devemos ter cuidado pra quem iremos dar o provilégio. De preferência, só dê a vaga de administrador para pessoas que você realmente conheça e não para desconhecidos.

Sendo assim, todo cuidado é pouco. Você não quer perder ser blog e sua conta no google, não é? Então cuide. Fique atento. Não deixe brechas.

Gostou? Dê +1 e comente. Agradecemos.

Sugestão de Marcelo

Marcadores: , , ,

Postagem livre para pedidos e sugestões

Fonte: http://eptv.globo.com/dbimagens/20110120192028.jpg.jpg

Olá leitor, esta é uma postagem onde você tem a liberdade de dar uma sugestão de postagem para o cblogger. Como você já deve ter percebido, deixamos de atualizar o blog diariamente, e para que isto não continue acontecendo, pedimos que você deixe um sugestão para postagem via comentário. Se preferir, indique sites de widgets e outras ferramentas úteis ou também sites que oferecem diversos códigos em CSS, Javascript e HTML para que de alguma forma, aproveitarmos o código e adaptando para uma nova funcionalidade para o blog, mas claro, citando as devidas fontes.

Marcadores: ,